Quando crescer

Nem professora, nem médica, nem advogada. Quando eu era pequena o meu sonho era ser aeromoça. Não sei se era o charme das saias bem ajustadas na altura do joelho, dos cabelos devidamente alinhados ou o fato de me imaginar dormindo a cada dia em uma cidade diferente do mundo, falando diversas línguas, conhecendo uma porção de lugares e pessoas.

Claro que os aviões não podiam ficar de fora do encantamento. Isso que eu sequer havia sentido o frio gostoso na barriga particular de cada aterrissagem, não tinha nem sonhado com os chumaços de algodão que as nuvens formam quando vistas lá de cima. Mesmo assim, imaginava-me no céu. Independente. Aventureira. Livre.

Curioso como o passar do tempo pode mudar tudo. As aeromoças não usam mais as tais saias. Eu não sonho mais com vôos diários. Voar perdeu o glamour. Perdemos horas nos aeroportos com atrasos e descasos, os aviões já não oferecem a segurança que merecemos. E eu, que entrava eufórica numa aeronave, agora tenho receio. Meu lugar continua sendo na janela, mas demoro a me aconchegar na poltrona, resisto em olhar para fora. Espio de canto de olho e só então me rendo. Que coisa mais linda ver o mundo por cima de tudo.

A maturidade também tirou de mim a vontade de ser apenas minha, de sozinha desbravar o mundo, de não saber quando e para onde ir ou voltar. Só ou acompanhada quero ter o meu canto, conhecê-lo de baixo para cima, ter meu porto seguro. Sempre vou querer o sobe e desce na barriga quando o avião toca o solo. Nunca vou cansar de olhar as nuvens pela janelinha. Vez ou outra. Nas férias.

O que eu gostaria de ser quando crescer? Adoraria saber por que essa pergunta não deixa de existir mesmo agora que já estou bem grandinha.

Deixe um comentário

