O mago e eu

Um dos pré-requisitos para ser aceito pelos colegas de jornalismo é detestar Paulo Coelho. É cult odiar os escritos do mago brasileiro. Entretanto, mesmo ouvindo constantemente críticas e mais críticas a seu respeito, eu não poderia formar qualquer opinião sem antes ler alguma de suas obras.

Não foi difícil encontrá-las. Minha mãe devia ser uma fã fervorosa: há vários velhos exemplares espalhados pelas estantes do seu escritório. Resolvi surrupiar ‘O Alquimista’ e o escolhi para ser meu companheiro durante o fim de semana. Para minha surpresa (e desespero dos meus companheiros de profissão): gostei.

Não é bem escrito, o enredo chega a ser piegas. E suspeito que todos os seus outros best sellers devam seguir a mesma fórmula. Não pretendo pagar para ver, ou melhor, para ler. Porém, se você realmente se entrega à leitura não há como fechar o livro sem acreditar que pode tudo o que quiser. E como isso é ótimo.

Quando você deseja algo com todo o coração o universo conspira para que você conquiste. Quer coisa mais estimulante do que essa frase que norteia o romance? Quer maneira mais bonita de seduzir adeptos do que simplesmente fazer com que as pessoas se sintam bem?

Paulo Coelho pode não ser um gênio literato. Mas é inegável: ele tem carisma e seus escritos exalam energia. Energia boa. Daquela que incentiva a ir em frente e lutar pelos ideais. Tanto em períodos de fatura, quanto em tempos de crise, de desemprego, de desespero, todos buscam certo amparo. Todos anseiam por um pouco mais esperança. E é exatamente o que ele transmite, o que eu assimilei.

Quem odeia com todas as forças os livros do mago é como quem julga a beleza pelo estereótipo. É quem não sabe nem tenta ler com o coração.

Deixe um comentário

