Voyer de mim

 

Eu não me entrego fácil. Não de alma e coração. Não há argumentos ou justificativas. Sou assim, simplesmente.

A prova maior disso está nas minhas recordações. Por vezes, ao relembrar uma viagem, uma festa ou um passeio, não consigo me imaginar como sendo de fato a protagonista da história. Visualizo apenas uma atriz desempenhando seu papel, discorrendo suas falas decoradas, esboçando o seu sorriso mais bonito, chorando suas lágrimas mais tristes. Somente a enxergo. Não sei o que ela sente nem, muito menos, o que se passa em sua cabeça.

Eu passo por diversas situações. Todavia, como não consigo tirar o melhor proveito nem sentir cada uma delas, não posso dizer que as vivo.

Não fui eu quem esteve em tal lugar ou teve aquela conversa. Nem fui àquela festa. Não estive em Porto Alegre na semana passada. Juro e prometo que não dei aquele abraço, nem senti aquelas mãos. Também não lembro de ter encontrado determinada pessoa. De longe, eu me vejo, mas não posso afirmar categoricamente que tudo não passa de ilusão. São momentos em que meu corpo está atuando. Só ele. Enquanto isso, minha alma fica espiando da coxia. Uma voyer de mim mesma.

Este é mais um motivo para eu afirmar que a nossa essência não muda. Não há estímulo que modifique o que já nasceu conosco, o que se formou em nós de acordo com os passos da nossa trajetória, o nosso caráter.

Podem me colocar no local mais agitado do mundo, podem me ver na festa mais doida da face da terra. Meu corpo pode realmente ficar por lá e até se divertir um pouquinho (ou ão). Minha alma, meu coração, minha essência, estarão imaculadas no cor-de-rosa do meu quarto. Podem se contentar comigo pela metade.

 

 

Deixe um comentário

